Unidade de Engenharia 11

UnEng11

ARMORIAL: CRISTÓVÃO FLÓRIDO DA FONSECA
ILUMINURA: JOSÉ ESTÉVENS COLAÇO
Aprovação: Despacho s/nº do GEN. CEME de 21 de Outubro de 2011
Publicação das Armas:
 Ordem do Exército nº 09/2013 – pp. 663-665

ARMAS:
Escudo de negro, um castelo de ouro lavrado de negro, aberto e iluminado de vermelho, acompanhado em chefe de dois cedros de prata, em contra-chefe um kaibauk também de prata.
Elmo militar de prata, forrado de vermelho, a três quartos para a dextra.
Correia de vermelho, perfilada de ouro.
Paquife e Virol, de negro e de ouro
Timbre, um Tigre de prata, segurando um escudete da Brigada Mecanizada
Divisa: num listel de prata, ondulado, sotoposto ao escudo, em letras de negro, maiúsculas, de estilo elzevir:
“SEMEAR A PAZ FORTIFICANDO”

SIMBOLOGIA:
O CASTELO: é o emblema tradicional da arma de Engenharia.
O CEDO: (Cedrus Libani, A. Rich) é o símbolo nacional do Líbano tem como intuito reforçar a ligação dos militares da UnEng11/FND/UNIFIL, com o país onde vão desempenhar a sua honrosa missão.
O KAIBAUK: símbolo de poder em Timor-Leste é uma alusão aos militares originários deste país que integram a  UnEng11/FND/UNIFIL.
O TIGRE: animal de reconhecida astúcia, agilidade e bravura, qualidades que certamente estão presentes nos militares da UnEng11/FND/UNIFIL, remete-nos também para o curso de Explosivos, Destruições, Minas e Armadilhas, curso de excelência da arma de Engenharia.
A DIVISA: “SEMEAR A PAZ FORTIFICANDO”  reflecte o espírito da missão da UnEng11/FND/UNIFIL, cujo o objectivo é contribuir para a reconstrução do Líbano, País martirizado pela guerra com o fim último de ajudar a alcançar  a paz.

SIGNIFICADO DOS ESMALTES:
O OURO: FIRMEZA E NOBREZA
A PRATA, franqueza e humildade
O NEGRO, sabedoria e verdade
O VERMELHO: audácia e bravura
O AZUL, boa fé e zelo

UNIFIL

UNIDADE DE ENGENHARIA 11 – UnEng11/FND/UNIFIL

A Unidade de Engenharia 11, foi uma FND (Força Nacional Destacada) aprontada e mobilizada pela Brigada Mecanizada para o Teatro de Operações do Líbano integrada na UNIFIL (United Nations Interim Force in Lebanon) no período de 16 de Janeiro de 2012 a 24 de Junho de 2012, o seu Comandante foi o TCor Martins Costa.
Forças Nacionais Destacadas – (Histórico de Missões)

ubique camp
Ubique Camp – Líbano

UNENG 11

Reconhecimento ao TO do Líbano
De 17 a 21 de Outubro de 2011 – A delegação foi constituída por 3 militares da UnEng11, comandada pelo TCOR ENG Martins Costa e acompanhada pelo TCOR INF Zambujo Carapuço do CFT. Este reconhecimento teve como objectivo conhecer o Teatro de Operações, Aquartelamento, e todas as especificidades em termos operacionais e administrativos da Unidade de Engenharia, com vista à adaptação do plano de aprontamento às condições que vão encontrar no TO.
(Fotografia e Texto: EMGFA)

UNENG 11

17 de Maio 2012
o Force Commander MGen Paolo Serra visitou a Unidade de Engenharia 11, tendo sido a primeira vez que foi recebido no UBIQUE CAMP desde que tomou posse das suas funções de Head of Mission e Force Commander (HoM&FC).
À chegada à unidade o HoM&FC recebeu as honras militares regulamentares que consistiu numa Guarda de Honra constituída pelos Destacamentos de Apoio de Serviços e de Construções e pelo Contingente Timorense e comandada pelo 2º Comandante da UnEng11, Maj Eng Mário Martinho, e após a qual recebeu um briefing operacional relativo à organização e capacidades da força e os principais trabalhos realizados e a decorrer.
Terminado o briefing seguiu-se uma visita pelo UBIQUE CAMP e o almoço com todos os militares da UnEng11.
Durante a visita o HoM&FC dirigiu palavras de agradecimento e de enaltecimento pelo trabalho desenvolvido pelos contingentes portugueses desde 2006 e a importância que esta unidade tem no seio da UNIFIL

Imagens e Texto: Exército Português

em construção

 

Deixe um comentário