Agrupamento Sanitário

 

agrsan

ARMORIAL: CRISTÓVÃO FLÓRIDO DA FONSECA
ILUMINURA: JOSÉ ESTÉVENS COLAÇO
Aprovação: Despacho s/nº do GEN. CEME de 18 de Fevereiro de 2016
Publicação das Armas: Ordem do Exército nº 05/2016 (1ª série) – pp. 76-78

ARMAS:
ESCUDO: de púrpura, uma espada antiga com lâmina de prata, guarnecida, empunhada e macenetada de ouro, acompanhada e entrelaçada de duas serpentes afrontadas e aladas de prata, iluminadas e linguadas de vermelho.
ELMO: militar de prata, forrado de vermelho a três quartos para a dextra;
CORREIA:  de vermelho, perfilada de ouro
PAQUIFE E VIROL: de púrpura e prata.
TIMBRE: uma espada antiga, com lâmina de prata, guarnecida, empunhada e macenetada de ouro, carregada de uma esfera armilar de prata.
DIVISA: num listel de prata, ondulado, sotoposto ao escudo, em letras de negro, maiúsculas, de estilo elzevir:
“PARATI ET VOLUNTATE ET FACULTATIBUS”

SIMBOLOGIA:
A PÚRPURA do campo, representa a ciência e o conhecimento, elementos basilares que unem o sentimento do dever com o saber para poder cumprir
As SERPENTES ALADAS realçam a capacidade de projecção e simbolizam o eterno combate entre a saúde e a doença, o bem e o mal;
A ESPADA  antiga simboliza o carácter operacional e castrense do Agrupamento ;
A ESFERA ARMILAR simboliza o mundo e realça a capacidade de projecção e mobilidade da unidade na defesa dos interesses estratégicos;
A DIVISA “PARATI ET VOLUNTATE ET FACULTATIBUS” (Prontos “a ajudar” com a vontade e com os recursos), alude ao carácter da missão e afirma a confiança no cumprimento da mesma.

SIGNIFICADO DOS ESMALTES:
PÚRPURA:  ciência  e dever consciente de cumprir
PRATA:  a esperança de ajudar e a humildade na execução

AGRUPAMENTO SANITÁRIO
(Fotografias Exército Português)

SÍNTESE:

O Agrupamento Sanitário (AgrSan), foi criado oficialmente por despacho do Chefe do Estado-Maior do Exército de 26 de Março de 2015 e constitui-se como um Elemento da Componente Operacional do Sistema de Forças da componente terrestre, pertence às Forças de Apoio Geral e de Apoio Militar de Emergência na dependência do Comando das Forças Terrestres para emprego operacional.

AGRSAN

Cerimónia de entrega do Estandarte Heráldico do Agrupamento Sanitário
30 de Março de 2016

AGRSAN

O Comandante das Forças Terrestres, Tenente-General Faria Menezes, procede à entrega do Estandarte Heráldico do Agrupamento Sanitário do Exército ao seu Comandante, Tenente-Coronel Cavalaria João Santana.
Esta cerimónia decorreu no Quartel-General da Brigada de Reação Rápida em Tancos no dia 30 de Março de 2016.
Durante a alocução proferida enalteceu o profícuo trabalho desenvolvido por todos os militares do Agrupamento durante esta fase da criação da Subunidade, cuja missão é a de garantir o apoio sanitário até Role 2 Enhanced (Role 2E), Emergência médica, Evacuação tática e Reabastecimento da classe VIII em todo espectro das operações militares, no âmbito Nacional ou Internacional.

AGRSAN (5)

AGRSAN (3) AGRSAN (4)

Visita de trabalho ao Agrupamento Sanitário (AgrSan) unidade sob o Comando das Forças Terrestres (CFT)
11 de Fevereiro de 2015

AgrSangif

No contexto das visitas de trabalho às Unidades sob o Comando das Forças Terrestres (CFT), o Agrupamento Sanitário (AgrSan) do Exército aquartelado na Unidade de Aviação Ligeira do Exército em Tancos, recebeu no dia 03 de fevereiro de 2015, a visita do Exmo. Comandante da Forças Terrestres, TGen António Xavier Lobato de Faria Menezes.

A visita teve início às 16h00, com as Honras Militares regulamentares, seguido da apresentação de cumprimentos no edifício do Comando da BrigRR e por fim a visita às novas instalações do AgrSan, onde se visitou as obras em curso das infraestruturas onde irá ficar instalado o AgrSan, assim como um módulo da Estrutura Sanitária de Campanha, flexível e projetável,  destinado a  prestar apoio sanitário aos militares do Exército, destacados em operações ou em treino, fora ou dentro do Território Nacional.

Para além do Exmo. Comandante da Brigada de Reação Rápida, MGen Carlos Alberto Grincho Cardoso Perestrelo, do Comandante do AgrSan, Sr. TCor Cavalaria João Carlos Pinto Bouça Flôres Noné Santana, acompanharam ainda a visita do Exmo Tenente-General CFT, o 2º Comandante da BrigRR, Coronel Tirocinado Cavalaria, Pedro Miguel Andrade da Fonseca Lopes, o CEM da BrigRR, Tenente-Coronel Inf Pára Hilário Dionísio Peixeiro, entre outros Oficiais e Sargentos do Comando das Forças Terrestres e do Comando e Estado-Maior da BrigRR.
Fonte: (Exército Português)

DIA FESTIVO DO AGRUPAMENTO SANITÁRIO:
Por Despacho sem n.º do Chefe do Estado Maior do Exército de de 12 de abril de 2016, em suplência, de 12 de abril de 2016, é instituído o dia 26 de Março como o Dia Festivo do Agrupamento Sanitário.
(In: OE  nº 04/2016 (1ª série) – Página 59)

ÚLTIMA ACTUALIZAÇÃO:
04 de Outubro 2016

Anúncios

Um pensamento sobre “Agrupamento Sanitário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s